UNIVERSO ROCA

Fábrica de torneiras de Cantanhede, uma referência na Europa

A fábrica de torneiras da Roca, em Cantanhede, é considerada uma das unidades mais modernas e tecnologicamente avançadas da Europa. Em 2016, a Roca deu mais um passo distintivo com a ampliação da nave fabril, que levará à abertura, até final do ano, da 9.ª linha de montagem. Esta ampliação corresponde à criação de 30 postos de trabalho e ao aumento da capacidade de produção em 12 por cento ao ano.

Desde a inauguração, em 1999, que a Roca Torneiras S.A. é um dos símbolos da imagem de marca da empresa: criar produtos a pensar nas pessoas e no seu conforto, sem nunca esquecer a qualidade.

Para que estes objetivos sejam cumpridos, a Roca dá prioridade às novas tecnologias e à inovação e esses valores estão presentes, desde o início, na fábrica de Cantanhede. Além disso, nesta unidade, os valores da paridade são cumpridos à risca com 50 por cento de colaboradores homens e 50 por cento mulheres.

A Roca Torneiras S.A. chegou a 2016 com 220 colaboradores, uma capacidade de fabrico de dois milhões de torneiras/ano, 2,5 milhões de cartuchos cerâmicos/ano e 500 mil de limado e polido interno/ano. A secção de Limado e Polido labora 24 horas/5 dias por semana e os restantes sectores 16 horas/5 dias por semana.

A falta de espaço levou a Roca a investir este ano numa ampliação de 4130 m2 para poder aumentar a secção Limado e Polido (infraestruturas e máquinas), armazém, nova linha de montagem, departamento de qualidade, instalações sociais e parque de estacionamento.

Atualmente, a Roca Torneiras S.A. ocupa uma área coberta superior a 15.000 m2. Da fábrica de Cantanhede, saem para todo o mundo 20 séries de torneiras Roca, das quais 14 são comercializadas no mercado português: Victoria, Targa, Monojet, Monodin 08, Monodin N, L20 e Atlas são apenas alguns exemplos.

Nesta unidade fabril, o tempo de desenvolvimento de um produto novo, entre a conceção e a colocação no mercado, é de dez meses. Do total da produção da Roca Torneiras S.A. de Cantanhede, 84 por cento destina-se a exportação.

A fábrica está certificada com as normas ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental) e OHSAS 18001 (Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho).

 

PRODUTO

Atlas: torneiras à altura de todos os desafios

A nova coleção de torneiras Atlas é a resposta mais versátil e elegante da Roca aos desafios de conforto e poupança dos espaços de banho. O design contemporâneo adapta-se na perfeição a todo o tipo de ambientes. Disponível em diferentes alturas, estas torneiras são compatíveis com lavatórios de diversos estilos e tipologias. Incorporam, também, tecnologia inovadora e são sinónimo de poupança de água e energia.

Conforto e funcionalidade

A coleção Atlas está concebida para assegurar o máximo conforto durante a utilização. Apresenta uma ampla gama de torneiras monocomando para lavatórios, bidés e banho-duche (exterior e de encastrar). As misturadoras para lavatório possuem diferentes alturas e são compatíveis com inúmeras tipologias e estilos. O modelo standard de torneiras de lavatório tem uma altura considerável de 90 mm, com uma ligeira inclinação do corpo a 5º, aumentando o nível das prestações no uso diário. Os modelos com altura média, média plus e cano alto não têm inclinação. Nestes modelos, a utilização é favorecida pelos 20º de inclinação existentes na saída de água. Para a área de duche, a Atlas apresenta mais uma solução inovadora: a misturadora pode ser equipada com uma estante amovível, que facilita a limpeza e a arrumação dos produtos de higiene pessoal, tornando tudo mais ordenado.

Poupança e sustentabilidade

A Atlas incorpora limitadores de caudal e um sistema Cold Start de abertura a frio, que garantem elevados níveis de eficiência energética e sustentabilidade.
Com o sistema de abertura em água fria, evita-se o desperdício de energia sem necessidade. Já os limitadores de última geração garantem um caudal de 5 l/minuto independentemente da pressão da água da instalação. Este dispositivo gera um elevado grau de conforto durante a utilização com um consumo mínimo de água.

Design contemporâneo

A coleção Atlas adapta-se com facilidade a qualquer ambiente. É, portanto, uma solução ímpar para quem procura resposta para diferentes conceitos. António Bullo, reconhecido designer industrial residente em Veneza, é o autor desta coleção. Bullo conta no currículo com quatro medalhas de ouro no Concurso Internacional de Faenza e dois prémios Design Plus na ISH de Frankfurt. Para Bullo, o produto deve refletir a alma da empresa e ser coerente com os mercados que enfrenta. Um conceito que não podia estar mais de acordo com a filosofia da Roca.

 

BENEFÍCIO ROCA

Limite o caudal, prolongue a poupança

No seu contínuo compromisso com o meio ambiente, a Roca coloca ao serviço do consumidor um conjunto de torneiras equipadas com limitadores de caudal de água, evitando desperdícios. São dispositivos que permitem poupar até 50% do consumo de água face aos aparelhos convencionais – quando associados a outras tecnologias economizadoras da Roca, a poupança pode ultrapassar os 70%, dependendo do modelo.

Para conforto do utilizador, os limitadores de caudal funcionam de modo automático e estão disponíveis em torneiras monocomando, eletrónicas, temporizadas e termostáticas para lavatórios, bidés e banhos-duche. Os limitadores de caudal da Roca variam entre 8 e 3 litros/minuto, oferecendo um amplo leque de soluções para espaços particulares e públicos.

Merece destaque o produto estrela equipado com este benefício, a nova torneira de bancada para lavatório versão eco, da coleção Instant, única com caudal regulado para 2 litros/minuto.

Também as torneiras termostáticas da Roca apresentam possibilidades de poupança extra de água. Incorporam o dispositivo Eco Stop, isto é, um botão limitador de caudal que oferece 50% de poupança de água de forma instantânea. A função Eco é aplicável na saída de água do duche; se o utilizador necessitar de mais caudal, apenas terá de pressionar o botão.

Os dispositivos limitadores de caudal podem ser encontrados em diversos modelos das seguintes coleções de torneiras da Roca: Atlas, Avant, Esmai, Evol, Florentina, Instant, L20, L20-E, L90, L90-E, L90-C, Logica, M2-E, Monodin, Natura, Stella, Targa, Thesis, Victoria e Victoria-T.

 

OBRA DE REFERÊNCIA

Roca no hotel de negócios premium da Índia

No Hyatt Regency Chennai, na Índia, os visitantes são recebidos num átrio cheio de sol, com quedas de água suaves e dezenas de obras de arte inspiradas no tema das abelhas e da polinização, criadas por artistas aclamados internacionalmente.

De design contemporâneo, esta obra arquitetónica distingue-se pelos pormenores luxuosos, modernos e sofisticados que se conjugam para criar um ambiente acolhedor, calmo e descontraído. Este hotel de Chennai acaba por ser o destino perfeito para reuniões de negócios, encontros sociais e eventos nos amplos espaços que se encontram distribuídos por diversos pisos.

O Hyatt Regency Chennai oferece 325 quartos e suites de luxo em 10 andares com vistas panorâmicas. Os quartos estão equipados com todas as conveniências modernas, com o design intemporal dos produtos Roca a conviver em harmonia com a modernidade e o conforto que caracterizam esta obra arquitetónica.

O Hyatt inclui restaurantes premiados, cada um com o seu próprio ambiente distinto e ofertas exclusivas. As opções de refeições contemplam o Focaccia para pratos italianos, o Stix para comida chinesa e o Spice Market para menus indianos e europeus.

Para os viajantes que procuram acalmar o corpo e a mente, o Siddh Spa e o centro de fitness oferecem massagens e tratamentos de bem-estar e uma deslumbrante piscina ao ar livre.

O Hyatt Regency Chennai pertence à cadeia norte-americana Hyatt Hotels Corporation e está situado na icónica Avenida Anna Salai. Dista 20 minutos do Aeroporto Internacional de Anna, próximo de instituições governamentais, consulados e áreas residenciais luxuosas, como Boat Club Road e Poes Garden.

 

ÁREA TÉCNICA

Como instalar uma torneia eletrónica da Roca

As torneiras eletrónicas da Roca são a solução indicada para os espaços públicos. Estão equipadas com um sensor que se ativa com a aproximação das mãos. O utilizador não necessita de tocar na torneira, o que assegura padrões máximos de higiene. São também a garantia de maior poupança, uma vez que o caudal se interrompe quando o utilizador se afasta do sensor, evitando desperdícios de água.

Veja como pode substituir uma torneira convencional por uma torneira eletrónica (alimentada por pilhas ou por ligação à rede), usando como exemplo uma misturadora da coleção M3 da Roca.

Para uma correta instalação dos produtos, dispositivos e sistemas da Roca, visite o canal Roca Pro, no Youtube, com vídeos demonstrativos destinados aos profissionais do sector.

Clique no vídeo abaixo e veja como instalar uma torneira eletrónica:

 

 

Subscreva a nossa newsletter:

www.pt.roca.com/newsletter-sign-up/newsletter

A Roca

Newsletter

Newsletter #18

Data do evento