UNIVERSO ROCA

Um dia de design express que fica para a história

 

Pela primeira vez, Portugal foi palco do concurso internacional Roca One Day Design Challenge. A iniciativa revelou-se um êxito, com mais de 160 participantes a responderem ao desafio: reinventar um lavatório convencional, tendo especial atenção a elementos como a funcionalidade, eficiência ou a originalidade do mesmo. Em apenas oito horas, 164 participantes de 15 instituições de ensino provaram que a competência, a criatividade e o design nacional estão em alta, acompanhando a inovação e a tecnologia da Roca.

O vencedor foi o projeto BASIN BALL, de André Silva, José Almeida e Pedro Costa, da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Este projeto alia o design à criatividade, funcionalidade, eficiência e originalidade, os grandes objetivos do desafio. BASIN BALL permite lavar as mãos e os pés, de modo original. Trata-se de uma esfera que recebe a água de uma torneira colocada no exterior para lavar as mãos. A água escorre da esfera para uma peça com um ralo, possibilitando a lavagem dos pés. O lavatório pode ainda funcionar como contentor.

O segundo lugar foi conquistado pelo projeto ADAPT, de Ruben Lourenço, Inês Margarida e Bárbara Marques. Trata-se de um lavatório versátil e adaptável a outras funcionalidades. O terceiro prémio foi entregue ao projeto AQUA VITAE, da dupla Mafalda Costa e Pedro Soares, um lavatório aplicado numa calha técnica que permite o ajuste em altura.

Os entusiastas que acederam ao desafio não facilitaram a vida dos jurados, um leque de profissionais reconhecidos: o arquiteto José Mateus, do Atelier ARX, um dos mais prestigiados em Portugal; o designer João Bessa, que se estreou na Maison & Objet e foi considerado o melhor de 2016; o designer Paulo Parra, criador de objetos de exceção, como a cadeira do Presidente da Comissão Europeia; Nuno Sá Leal, Presidente da Associação Portuguesa de Designers; e Xavier Torras, Diretor de Comunicação da Roca.

Portugal é um dos sete países onde este ano se realiza o One Day Design Challenge, a par da China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Oman, Reino Unido e Rússia. Esta iniciativa vem confirmar a aposta da Roca na promoção do talento no âmbito do design e da arquitetura.

 

PRODUTO

Naray, o duche minimalista

Há momentos em que menos é mais. No duche, é quase sempre assim: a simplicidade das gotas de água na pele, a solidão, a brevidade. Pequenos «poucos» que significam muito na escala das sensações. É também assim a coleção Naray, uma nova linha de divisórias para bases de duche, que a Roca acaba de lançar.

Com um design moderno e minimalista esta coleção distingue-se pela simplicidade e versatilidade. A começar na instalação, que pode ser realizada com recurso a parafusos ou a adesivo.

Com portas deslizantes, rolamentos ocultos e cabide integrado, que permite chegar comodamente à toalha, as divisórias Naray têm ainda a particularidade de serem reversíveis. A coleção apresenta soluções de divisória frontal, de canto ou painel lateral fixo.

As divisórias Naray vêm equipadas com vidros temperados de 6 mm de espessura sem guia inferior e proteção das extremidades de vidro. Igualmente a pensar na segurança, o painel está equipado com regulador de porta e parte inferior fácil de libertar.

Quando chega a hora da limpeza, também a simplicidade fala mais alto: o acabamento dos vidros inclui o tratamento Maxiclean, da Roca, que repele a água, de modo a evitar incrustações de calcário, sais e sujidade, ajudando a manter a divisória sempre limpa.

E porque a estética conta, toda a coleção Naray apresenta acabamentos em prata polida, que realça a transparência do vidro.

Escolha a solução da sua preferência. Saiba mais em:

https://goo.gl/KyrlIC

 

BENEFÍCIO ROCA

Banho bem «temperado»

Quando o tema é espaços de banho, a preocupação da Roca é que os utilizadores desfrutem ao máximo. É por isso que a marca valoriza o equilíbrio entre a estética e a funcionalidade, assegurando que todas as necessidades estão garantidas na hora do banho, sobretudo a segurança.

Este requisito está bem patente na nova coleção de divisórias com portas de correr Naray, equipadas com vidro temperado de 6 mm. O vidro temperado caracteriza-se por ser altamente resistente a impactos e a choques e suportar mais peso, quando comparado com o vidro comum. Tem, por isso, maior durabilidade e garante mais segurança sem perder as características de transmissão de luz e a estética. Mesmo que ocorra a quebra em caso de impacto muito forte, o vidro temperado parte-se em pedaços muito pequenos e menos cortantes, reduzindo o risco de acidente e facilitando a remoção segura de todo o material para substituição.

A utilização de vidro temperado confere também uma aparência contemporânea à decoração dos espaços de banho. Esta opção aplicada nas divisórias para duche garante que o momento do banho é bem «temperado» entre a sensação relaxante e a segurança.

 

 

OBRA DE REFERÊNCIA

Roca a ver o Tejo na Central

Localizada à beira-rio, em Belém, a antiga central que eletrificou toda a região da capital está instalada num edifício de arquitetura típica da primeira metade do século XX. Outrora, responsável por produzir e distribuir gás e eletricidade a Lisboa, este emblemático edifício acompanhou o crescimento e evolução da cidade, foi transformado e modernizado, sendo hoje um polo de arte e cultura aberto à população.

Renovada em 2016, a Central Tejo tem como objetivo preservar a história da eletricidade e da produção energética, sendo também palco de diversos eventos de cariz cultural, científico, educativo, entre outros – de que é exemplo o Concurso Roca One Day Design Challenge.

Atualmente, a Central Tejo está integrada no MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, formando o campus da Fundação EDP – uma área total de 38 mil metros quadrados. Juntos, o MAAT e a Central receberam 364 mil visitantes em 2016. A afluência de pessoas é, por isso, um grande desafio. Foi a pensar no conforto e nas necessidades de todos, mas também no prolongamento da estética e do design que caracterizam este campus, na tecnologia e na inovação, que os responsáveis deste movimentado polo optaram por produtos Roca para equipar os espaços de banho públicos.

 

ÁREA TÉCNICA

Banheiras de aço: a força da qualidade

Os processos de produção da Roca seguem rigorosos padrões de execução. Matéria-prima premium aliada ao design inovador, ao detalhe e à qualidade, o que resulta em produtos de exceção. É o caso das banheiras e bases de duche de aço da Roca.

Beneficiando da grande maleabilidade, elasticidade e resistência do aço, a produção de banheiras neste material permite criar modelos distintos, resistentes e duráveis.

As banheiras de aço da Roca são pensadas para todos os espaços de banho e adaptáveis a todo o tipo de instalações.

Conheça o processo de produção destas banheiras.

 

 

 

 

Subscreva a nossa newsletter:

www.pt.roca.com/newsletter-sign-up/newsletter

A Roca

Newsletter

Newsletter #32

Data do evento