UNIVERSO ROCA

A casa do futuro: como imagina a sua?

 

Já imaginou preparar o duche enquanto ainda está na cama? Ou controlar o portão de casa através do smartphone? E se a máquina do café lhe tirar «proativamente» um capuccino assim que regressa do trabalho? Quando imaginamos a casa do futuro, talvez nos venham à cabeça alguns destes pequenos luxos triviais, mas o conceito é muito mais vasto. E é cada vez mais real, pois os novos edifícios incluem frequentemente algum tipo de automação.

Sob o tema Imaginando a Casa do Futuro, o Roca Lisboa Gallery recebeu no dia 24 de outubro especialistas de diferentes campos para analisar o impacto que os novos produtos tecnológicos têm no nosso dia-a-dia. Luis Pina, da Legrand, apresentou o ponto de vista de uma marca, sobre a forma como a tecnologia pode alterar os hábitos em casa; o arquiteto José Martinez (Atelier Central) abordou o tema na ótica de quem projeta e de que forma a arquitetura acompanha o avanço tecnológico, garantindo os princípios éticos do arquiteto e os requisitos económicos, estéticos e funcionais do cliente; e para perceber que impacto ambiental estes desenvolvimentos tecnológicos podem ter, a mesa redonda contou com a perspetiva de Francisco Ferreira, Presidente da Associação Zero.

“Imaginando a Casa do Futuro” foi uma conferência integrada na segunda exposição do centenário da Roca, e teve como principal objetivo partilhar experiências sob diferentes pontos de vista, evidenciando produtos de cariz tecnológico e em como eles contribuem para as melhorias das nossas condições de vida e em como melhoram os nossos hábitos diários, não ignorando o impacto ambiental do seu desenvolvimento, implementação e utilização. Ao mesmo tempo, perceber de que forma a arquitetura acompanha esta evolução tecnológica.

Quando os designers, arquitetos, engenheiros e designers de interiores imaginam novos conceitos sobre o que será a casa do futuro, correspondendo a requisitos estéticos e de funcionalidade, com a preocupação que sejam amigos do ambiente, mais conectados e adaptáveis, estão também a colaborar para que essas pretensões se materializem e se tornem uma realidade. Aqui, pretendemos apenas questionar e explorar o futuro, para que seja menos longínquo e menos estranho.

Foi uma excelente partilha de ideias e experiências, enriquecida pela transversalidade de conhecimento e curriculum dos oradores.

 

PRODUTO

Instant Foot: o poder de controlar a água… com o pé

Controlar a água da torneira é um «poder» que deixou de estar nas suas mãos – simplesmente porque a Roca acaba de lançar as misturadoras que se acionam com… o pé. INSTANT FOOT é a última novidade em misturadoras de acionamento por pedal que permitem maior liberdade de movimentos para o que mais interessa: lavar as mãos, a loiça ou a roupa.

A solução INSTANT FOOT está disponível em cinco versões; uma para torneira e quatro para misturadoras progressivas e temporizadas. Os pedais podem ser instalados na parede ou no chão, dependendo da preferência ou do espaço disponível.

Como o nome indica, as novas misturadoras com pedal são conjugadas com a coleção INSTANT, uma linha de torneiras temporizadas com um design simples e contemporâneo. A versatilidade desta coleção traduz-se na liberdade para escolher o tipo de instalação da torneira, seja mural ou no lavatório. Além disso, adapta-se a qualquer tipo de lavatório.

Todos estes fatores conjugados fazem da coleção INSTANT FOOT uma ótima solução para espaços públicos – especialmente para hospitais e hotéis, considerando o elevado fator de higiene que representam. E tudo com o controlo de um pedal. Mais fácil do que… andar de bicicleta.

BENEFÍCIO ROCA

7 dicas para escolher as suas torneiras

A tecnologia está sempre a evoluir, permitindo criar produtos com melhor desempenho, mais eficiência energética e uma natureza caraterizada pela sustentabilidade. Para que possa beneficiar das maiores vantagens quando decidir substituir as suas torneiras, aqui ficam 7 dicas.

1 - Design integrado: seja para um design de interiores inovador ou simplesmente porque pretende remodelar o seu espaço de banho, pode optar por torneiras embutidas. A Roca disponibiliza uma ampla gama de designs de torneiras termostáticas e monocomando com estas características. Graças à RocaBox, o corpo das torneiras permanece oculto na parede, ocupando menos espaço e garantindo um design elegante e minimalista.

2 – Durabilidade: a vida da sua torneira depende muito da qualidade do cartucho que se encontra no interior. A Roca concebe e fabrica os seus próprios cartuchos, assegurando máxima qualidade e durabilidade. Com a garantia de vida de um milhão de ciclos de abertura e fecho.

3 – Sustentabilidade: na maioria das vezes em que utilizamos o lavatório não precisamos de água quente. Graças à tecnologia Cold Start, a abertura frontal das torneiras da Roca está reservada à água fria, o que evita ligar a caldeira desnecessariamente. Assim, poupa na energia e nas emissões de gases poluentes.

4 – Poupança: quando lavamos as mãos ou os dentes, não precisamos do máximo caudal de água. Os limitadores de caudal integrados nas torneiras Roca reduzem o volume de água sem cortar no nível de conforto.

5 - Reação rápida – temperatura desejada em segundos: as torneiras termostáticas Roca possuem dois comandos, um para determinar a temperatura e outro para regular o caudal. A água corre à temperatura desejada de forma instantânea, sem que se excedam os 38° por defeito.

6 - Segurança máxima: o caudal de água quente no interior das torneiras pode fazer com que estas atinjam temperaturas elevadas. A tecnologia Safe Touch integrada nas torneiras termostáticas Roca evita o sobreaquecimento das peças. Seguramente, ninguém se queimará ao tocar no metal.

7 – Revestimento: o contacto contínuo com a água provoca o aparecimento de calcário nas torneiras, reduzindo o brilho e manchando a superfície. O revestimento eletrolítico Evershine das torneiras Roca garante uma superfície sempre brilhante, facilitando a limpeza.

 

OBRA DE REFERÊNCIA

A inspirar o charme do Velho Mundo

O Waldorf Astoria Shanghai da área de Bund faz parte do Top 25 dos hotéis mais luxuosos da China. Encontra-se instalado num edifício de beleza arquitetónica ímpar, construído em 1911 para albergar o histórico Clube Shanghai, dos gentlemen britânicos. Ali, o passado e o presente conjugam-se com elegância.

Por detrás da fachada de arquitetura neoclássica, os 260 quartos e suítes do hotel aliam o charme do velho mundo com um toque moderno e confortos contemporâneos. Os espaços de banho são forrados a mármore, num sinal de requinte superior, e as banheiras de ferro fundido NEWSCAST, da Roca, dão o toque de maior conforto. Nesta escolha terá, decerto, pesado a inspiração retro, mas também o facto de elas permitirem aos hóspedes deixar voar a imaginação e submergir-se em épocas distantes, enquanto beneficiam dos confortos de um banho dos tempos modernos.

O hotel encontra-se num dos destinos turísticos mais famosos em Xangai. Está situado na margem oeste do rio Huangpu, o maior rio da cidade, com 97 km de extensão e 400 metros de largura. Do Waldorf Astoria Shanghai é possível ter uma bela visão da cidade cosmopolita, dos seus arranha-céus e luzes de néon – nesta área, a altura das construções é restrita, o que oferece também uma perspetiva privilegiada do horizonte de Xangai, do rio e do Bund.

Com seis restaurantes premiados, onze espaços para eventos, spa, fitness, piscina aquecida e outras ofertas de serviços distintivos, este hotel ganhou o Prémio Conde Nast Traveler Reader's Choice 2016 e o Prémio TripAdvisor Travelers' Choice 2017.

 

ÁREA TÉCNICA

Controle a temperatura

As torneiras termostáticas da Roca permitem obter a temperatura ideal da água em instantes, poupando este precioso recurso natural. Para ajustar a torneira de modo a que a temperatura nunca exceda os 38° precisa de três ferramentas simples e cerca de meia hora de dedicação.

Para aprender passo a passo, basta pouco mais de um minuto. Veja como fazer aqui:

 

 

 

 

Subscreva a nossa newsletter:

www.pt.roca.com/newsletter-sign-up/newsletter

A Roca

Newsletter

Newsletter #41

Data do evento