Roca em Portugal

guta-moura-guedes-apresenta-6-edicao-jump-the-jap-thu.jpg

O Roca Lisboa Gallery foi, pela mão de Guta Moura Guedes, o palco da apresentação de mais uma edição do Jumpthegap, um concurso internacional de Desgin da Roca criado em 2004 em parceria com o BCD - Barcelona Design Centre, destinado a profissionais e estudantes de arquitetura com idade inferior a 35 anos. 

Guta Moura Guedes aproveitou o lançamento do concurso para convidar os arquitetos João Luís Carrilho da Graça, Márcio Kogan e Maria Milano, e o designer Paulo Parra, para uma tertúlia com o tema “As Casas de Agora e de Amanhã”.

O Jumpthegap é uma plataforma criada especialmente para os jovens, que são desafiados a criar soluções inovadoras para espaços de banho. Esta é mais uma iniciativa levada a cabo pela Roca com o intuito de apoiar os novos talentos da arquitetura e do design, identificando novas tendências e oportunidades. 

O concurso, que tem lugar de dois em dois anos, tem vindo a crescer bastante ao longo dos anos, quer do ponto de vista do número de países envolvidos, quer no que ao número de participantes diz respeito. 

A edição deste ano destaca-se pela implementação de algumas alterações: 

  • Alargamento do período de inscrições;

  • Criação de um período de aperfeiçoamento para os projetos dos finalistas, que lhes permite melhorar ao máximo as suas propostas antes do veredito final;

  • Além do Prémio para Profissionais e do Prémio para Estudantes, ambos no valor de 4.000€, foi criado um Prémio sustentabilidade (1.000€), entregue pela Fundação We Are Water, que vai selecionar o projeto mais sustentável, de entre os 30 pré-selecionados. 

Desde a sua criação em 2004, o Jumpthegap juntou um painel de jurados de elevado prestígio, composto por arquitetos e designers de renome. Nesta edição, o presidente do júri será o famoso arquiteto chinês Ma Yansong. 

Guta Moura Guedes é uma das juradas da 6ª edição do concurso internacional Jumpthegap, ao lado de nomes de referência como Josep Congost, Rafael de la Hoz, Tom Dyckhoff, Isabel Roig e Marcelo Rosenbaum. 

As inscrições estarão abertas até 25 de fevereiro de 2015, através do site oficial do concurso: http://www.jumpthegap.net/.
 

As Casas de Agora e de Amanhã” 

Uma das principais atrações do evento foi a conferência posterior à apresentação do Jumpthegap, e que juntou, em tom de conversa informal, os arquitetos João Luís Carrilho da Graça, Márcio Kogan e Maria Milano, e o designer Paulo Parra.

Com a moderação de Guta Moura Guedes, e sob o tema “As Casas de Agora de Amanhã”, os presentes tiveram a oportunidade de discutir o panorama arquitetónico atual, tanto a nível nacional como internacional. O 1º piso do Roca Lisboa Gallery encheu-se para ouvir este prestigiado painel de oradores de âmbito internacional, que durante cerca de 2 horas cativou a plateia com um debate animado e descontraído.

Os convidados tiveram ainda oportunidade de conhecer a mais recente exposição do Roca Lisboa Gallery “Objetos que mudaram o mundo”, uma mostra que organiza a evolução da relação estreita entre os objetos e o dia-a-dia das civilizações.

 

Guta Moura Guedes apresenta 6ª edição do Concurso Internacional Jumpthegap no Roca Lisboa Gallery

Jumpthegap, a principal competição internacional do setor dos espaços de banho, é destinada a jovens profissionais e estudantes de arquitetura e design, em todo o mundo