Roca em Portugal

carlos-ferrater-roca-lisboa-gallery-thu-01.jpg

O Roca Lisboa Gallery, em colaboração com o Espaço de Arquitetura, foi ontem palco de uma tertúlia moderada pela arquiteta portuguesa Sofia Machado, e que contou com a presença do célebre arquiteto espanhol Carlos Ferrater.

No evento, que ficou também marcado pela transmissão interativa que permitiu aos presentes nos diversos pisos do Roca Lisboa Gallery, participar em direto na conferência, foram muitos os interessados em aprender um pouco mais sobre o autor de vários projetos de renome internacional, entre eles o Roca Barcelona Gallery, o Palácio de Congressos da Catalunha, o Passeio Marítimo de Benidorm ou a Torre Aquileia de Veneza. Numa tertúlia que teve como principal objetivo revisitar a obra do famoso arquiteto espanhol, o Roca Barcelona Gallery, edifício inaugurado em 2009 na Cidade Condal, foi o principal protagonista. Carlos Ferrater partilhou com os presentes muitas das experiências relacionadas com este inovador projeto, inserido na estratégia global dos Roca Galleries, espaços de diversas atividades culturais, centradas em valores como Design, Inovação, Sustentabilidade e Bem-estar.

Ao evento, que contou com a presença de várias dezenas de pessoas, entre arquitetos, estudantes e jornalistas, compareceu também Nathalie Naval – Roca Galleries Manager, que explicou a estratégia global em que estão inseridos os diferentes Roca Gallery (Londres, Shangai, Barcelona, Madrid e Lisboa), espaços que se oferecem à comunidade como um ponto de encontro e um espaço de diálogo aberto a interioristas, designers e arquitetos de todo o mundo. Após o fim da tertúlia, e terminado o habitual almoço volante proporcionado neste tipo de atos, os presentes tiveram à sua disposição um autocarro privado que os levou diretamente ao Centro de Reuniões da FIL, onde teve lugar uma conferência de arquitetura, que visou destacar os princípios de atuação, a evolução de conceitos e as práticas utilizadas nos recentes trabalhos do Arquiteto Carlos Ferrater e do atelier Ricardo Carvalho + Joana Vilhena Arquitetos.

Obra de Carlos Ferrater revisitada no Roca Lisboa Gallery

A tertúlia contou a presença da arquiteta portuguesa Sofia Machado, antiga colaboradora de Carlos Ferrater em Barcelona.