Roca em Portugal

TH_fevreiro-pleno-cultura-2018.jpg

O Roca Lisboa Gallery organizou para o mês de fevereiro diversas ações de formação focadas nas áreas da sustentabilidade, arquitetura e construção.
No dia 22 foi inaugurada uma exposição fotográfica de Nicanor Garcia, arquiteto, fotógrafo e instagramer, que utiliza a atitude como ferramenta para conseguir fotografias que primam pela diferença e pela capacidade de nos transmitirem história.

Formação – «Construção Sustentável»

Uma formação para estudantes e profissionais de engenharia, arquitetura, urbanismo e todos aqueles que nutrem interesse pela gestão de edifícios, com base numa construção mais sustentável.

O objetivo desta formação foi capacitar os profissionais, dotando-os de conhecimento profundo e eficaz sobre aquilo que é o desenvolvimento sustentável no setor da construção.

Formação - «Instalações Sanitárias Eficientes»

O programa do Roca Training Center, destinado a instaladores e projetistas, contempla a realização de formação em áreas técnicas, desde instalações de mobilidade reduzida à manutenção de espaços públicos e hotéis. Nesta sessão, foram abordadas as melhores técnicas para instalações sanitárias eficientes, para ajudar os profissionais do setor a responder de forma eficaz às necessidades dos clientes.

Seminário – «Passive House»

O seminário «Passive House», com o tema «Conhecer NZEB», abordou questões no âmbito do conforto, energia e sustentabilidade aplicadas à arquitetura. O programa teve uma apresentação da Associação Passivhaus Portugal, para dar a conhecer o conceito Passive House e, ainda, produtos e soluções adequados. Os formadores deste seminário, João Marcelino e João Gavião, certificados pelo Passivhaus Institut e IEFP, são os arquitetos fundadores da Homegrid, empresa com a missão de redesenhar e reconstruir edifícios para induzirem efeitos positivos nos seus habitantes e na envolvente.

Ciclo de Conversas sobre Lisboa «Lisboa Boémia – Bairro Alto»

A segunda conferência inserida no ciclo «Lisboa» revisita os bairros de Lisboa, abordando as suas especificidades sociais, históricas, culturais e arquitetónicas. Abrimos portas à Lisboa Boémia e fizemos uma «viagem» pelo peculiar Bairro Alto.  Com a moderação do arquiteto Pedro Novo, a sessão contou com oradores convidados ligados ao Bairro alto, mas com perfis diferentes, que deram o testemunho da sua visão e experiência no bairro.

Inauguração da exposição «Places & Spaces / Transversal Architectures»

A Roca inaugurou a exposição «Places & Spaces – Transversal Architectures» de Nicanor Garcia, fotógrafo especializado em arquitetura e viagens. A exposição remeteu para uma reflexão visual do espaço urbano através de diferentes momentos espaciais e arquitetónicos, nos quais o fotógrafo aproveitou a luz, a escala, a geometria e a materialidade, para definir a identidade de cada imagem.

Workshop «Introdução à Hidroponia»

O workshop de «Introdução à Hidroponia» visa ensinar a cultivar sem solo com a técnica de hidroponia, em que as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta, aprendizagens deste workshop de iniciação.

Bootcamp – «Design Thinking»

O Design Thinking é uma nova abordagem, centrada nas pessoas/utilizadores, que explora a vertente emocional e analítica e que permite dotar as mesmas quer de capacidade, quer de ferramentas para alcançarem soluções inovadores e criativas para os seus negócios. Este workshop destinou-se a profissionais e empreendedores com interesse de melhorar ou desenvolver modelos de negócios inovadores. É uma nova abordagem que se foca, sobretudo, na exploração emocional e analítica das pessoas.

 

Fevereiro Pleno de Cultura

O Roca Lisboa Gallery organizou para o mês de fevereiro diversas ações de formação focadas nas áreas da sustentabilidade, arquitetura e construção.