A Roca em Portugal

A Roca em Portugal

Em 1972, foi criada a Roca Portugal, Lda., no âmbito da política de expansão da empresa. Dedicava-se, na altura, à importação de produtos de aquecimento e à comercialização de banheiras em ferro fundido. Começava, assim, a era da Roca em Portugal.

Em 1986, iniciou-se na comercialização de artigos sanitários, e, com a aquisição da fábrica da Madalena, em Leiria, a empresa vê todo o seu potencial comercial aumentar. A aquisição desta unidade fabril permitiu uma maior e melhor produção, registando-se 200 mil peças por ano. Este foi um sinal claro de uma aposta nos resultados a longo prazo. Prova disso mesmo é o facto de, no ano seguinte, a capacidade de produção ter aumentado para um milhão de peças.

Em 1995, inaugura-se a fábrica de banheiras em chapa de aço esmaltado em Águeda e, em 1996, constrói-se a nova unidade Leiria 2, com capacidade para produzir 233 000 peças por ano. Este número viria a aumentar em apenas dois anos para 1 800 000 de peças.rova disso mesmo é o facto de, no ano seguinte, a capacidade de produção ter aumentado para um milhão de peças.

A Roca cria produtos a pensar nas pessoas e no conforto das pessoas, sem nunca esquecer a qualidade que é, de facto, o que nos distingue. Para que todos estes objetivos sejam atingidos, a Roca dá prioridade às novas tecnologias e privilegia a inovação. Foi neste sentido que, em 1999, em Cantanhede, foi inaugurada uma unidade de fabrico de torneiras que veio a ser considerada uma das unidades europeias com o equipamento tecnológico mais moderno e avançado.

Em 2001, com a abertura do centro de formação e showroom para apoio e formação a profissionais do setor, a Roca cumpre o seu compromisso social de oferecer algo mais do que bons produtos: proporcionar o conforto e o bem-estar, no seu sentido mais amplo.

Sempre fiel ao compromisso com o design e a qualidade, a Roca continuou a manter a liderança nos domínios da estética e da funcionalidade num mercado em constante evolução. Todos os novos modelos foram exaustivamente testados e submetidos às mais criteriosas provas de qualidade e durabilidade. E é na senda desta evolução que, em 2007, apresentámos ao mercado português uma marca de produtos de gama de luxo direcionada para os clientes mais exigentes. Nascia, então, a Laufen.

Não há dúvidas: a Roca é líder em produtos para espaços de banho. E é-o também pelo compromisso que mantém com a excelência e por assumir como prioridade antecipar o futuro, dando a oportunidade a jovens arquitetos e a designers de projetarem soluções inovadoras para o mundo do banho.

Em Portugal, a Roca apresentou um concurso que serviu de motivação aos novos talentos nas áreas do design e arquitetura: o Roca Concurso Nacional de Design.

E eis que em 2011 acontece mais um grande marco na história da Roca em Portugal: a abertura do Roca Lisboa Gallery. Neste espaço que a Roca ofereceu à cidade de Lisboa e que vive num magnífico edifício em plena Avenida da Liberdade, pode ver-se e ouvir-se cultura, e falar dos mais variados temas subjacentes à área do design, da arquitetura, entre outras. Este é um espaço que alberga também exposições, e aqui poderá conhecer mais sobre a história da Roca e dos seus espaços de banho.

A Roca