What's Next? Materiais que moldam o futuro

Poderemos, um dia, cultivar uma cadeira?

Sabia que há mantas feitas de cabelos para absorver derrames de óleo no mar? Couro fabricado do estômago de vacas e materiais criados a partir de fungos e bactérias? Que existe papel feito de pedra e cimento que transmite luz? Se lhe parece ficção científica, visite a exposição «What’s Next? Materiais que moldarão o futuro», patente ao público no Roca Lisboa Gallery.

Elaborada sob a supervisão da Materfad, Centro de Materiais de Barcelona, «What’s Next?» mostra uma seleção de materiais avançados que têm sido aplicados com êxito por designers e arquitetos, assim como projetos de investigação desenvolvidos por escolas e universidades.

Os inovadores materiais selecionados pela Materfad podem ser aplicados em áreas tão diversas como a aeronáutica (alguns foram testados pela NASA), a construção, o desporto e a engenharia nuclear ou, simplesmente, usados numa normal saída à noite. É o caso do Goya, o colar que estimula a interação social. Basta que o portador receba um abraço caloroso e o colar começa a brilhar.

A nova geração de materiais inspirados na natureza também parece ter saído de um filme futurista. Moléculas e átomos de fungos, bactérias e outros agentes vivos podem acabar por ser controlados de uma forma precisa e constituir uma alternativa a materiais sintetizados ou processados pelo Homem. Será que um dia poderemos cultivar uma cadeira ou fazer com que a nossa roupa cresça?

“What’s next?” é um convite para conhecer e refletir até outubro no Roca Lisboa Gallery, no n.º 46 da Praça dos Restauradores, em Lisboa. Diga presente e seja bem-vindo ao futuro.

Onde nos encontrar

Calendário de feiras e eventos

What's Next? Materiais que moldam o futuro

Data do evento