Étnica e a técnica da reabilitação arquitetónica em debate

Em colaboração com o Fórum do Património 2017

O Roca Lisboa Gallery recebe no próximo dia 11 de julho às 18h30, a conferência Recuperação arquitetónica – ética e técnica: O Arquiteto e a reabilitação do Património Cultural Construído, promovida em colaboração com o Fórum do Património 2017.

A conferência contará com a presença de arquitetos, empresários e outros profissionais envolvidos no planeamento, conceção e execução de intervenções em centros e bairros históricos.

O evento contará com a intervenção do arquiteto Sérgio José Infante, doutorado em em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa com a dissertação “Conservação e Desenvolvimento”.

O objetivo desta conferência é debater o atual estado da reabilitação em Portugal, do ponto de vista da preservação do seu património histórico e cultural. O debate terá como mote evitar as perdas de valor cultural, assegurando que as alterações, as reparações, os reforços estruturais e os novos materiais eventualmente empregues sejam compatíveis com o existente e estabeleçam a ponte entre o que as edificações já viveram e o que lhes vamos permitir que vivam no futuro.

A área da recuperação do património arquitetónico tem especificidades próprias, que vão desde a fundamentação de critérios doutrinários influenciando decisivamente as opções do projeto quanto a alterações de usos e funções, novas tipologias e novos enquadramentos sociais, até à definição dos materiais e técnicas de reparação, de conservação e de preservação, com implicações na própria organização do estaleiro e condução dos trabalhos em obra, percebendo como funciona a edificação antiga, com que materiais e com que tecnologia foi construída e quais as perturbações que, ao longo do tempo, foram afetando a sua integridade.

Onde nos encontrar

Calendário de feiras e eventos

Étnica e a técnica da reabilitação arquitetónica em debate

Data do evento

Agenda do evento

18.30h