Inspiração

Três razões para se apaixonar perdidamente por espaços de banho rústicos

Os materiais naturais são o melhor complemento para trazer de volta os designs de outras épocas ou um toque rural à sua casa através de móveis para espaços de banho, torneiras para lavatório ou cerâmica hidráulica de aspeto desgastado ou artesanal.

Dando o exemplo do que é o equilíbrio mágico entre o antigo e o renovado, entre o envelhecido e o funcional, os espaços de banho rústicos do presente são acolhedores e confortáveis, sem abdicarem das mais modernas funcionalidades. Desta forma, envolvem-nos numa mistura de materiais não tratados e peças com texturas e acabamentos únicos, sem deixarem de ser práticos. Em combinação com vigas no teto ou sifões à vista que inspiram simplicidade e sobriedade, os móveis para espaços de banho recorrem a opções em madeira, como o freixo ou o carvalho, e as bases de duche encontram inspiração na ardósia e respetiva sobriedade. Mas há também elementos como a cerâmica hidráulica ou as torneiras vintage que, em perfeita harmonia com os pavimentos porcelânicos de madeira ou peças de cerâmica que imitam a pedra, incentivam-nos a reconectar, a misturar-nos, com a natureza e a tradição.

Damos-lhe três razões para renovar o seu espaço de banho optando por uma inspiração rústica; três motivos que estimularão os seus cinco sentidos.

1. Um lar acolhedor

A nossa casa é o espaço que moldamos à nossa imagem e semelhança, com tudo o que precisamos para nos sentirmos confortáveis e seguros, e onde estamos protegidos mesmo da mais forte tempestade. Como reflexo disto, o estilo rústico evoca a atmosfera das casas de campo, convidando-o a acomodar-se junto à lareira, a usufruir de jantares em família ou a longas conversas que tornam quaisquer ecrãs impessoais totalmente desnecessários.

Tendo a madeira como elemento-chave do seu conforto, recordando os móveis ornamentais recuperados do passado, a coleção Carmen aposta na força do cinzento escuro nas portas e gavetas originalmente talhadas, bem como na força do mármore nas clássicas bancadas para espaços de banho.

Se prefere uma opção mais moderna, a elegância do freixo está presente nas estruturas Natura ou nas soluções Heima, que podem ser combinadas com uma infinidade de lavatórios. E também a coleção Lander e os seus móveis rústicos para espaços de banho, que podem optar pelo acabamento em carvalho citadino, também disponível nas bancadas Savana, de madeira hidrófuga resistente à água.

2. A importância dos pormenores

Nada é deixado ao acaso na decoração dos espaços de banho rústicos. Das imperfeições aos veios encontrados na madeira ao aspeto gasto ou mesmo oxidado de algumas peças, todos os acabamentos e todas as texturas têm um significado.

As formas também se expressam por si mesmas, com designs extravagantes nas torneiras para chuveiro ou em banheiras one-piece com pés de metal, em que cada ângulo e cada linha são um tributo ao pormenor.

Formas que ganham vida também na coleção Carmen, nos lavatórios com extremidades barrocas que sobressaem pelo pedestal estilizado ou pelas sanitas com pormenores rétro, como o manípulo lateral que ativa a descarga.

3. O encanto do que é artesanal

A singularidade da criação peça a peça, totalmente diferente da produção industrial em massa, ganha protagonismo nos espaços de banho rústicos modernos. Um elemento pode ter o encanto de uma execução imperfeita ou de um material não tratado, mas também a originalidade de um desenho ou de um padrão.

Reinterpretando a dureza da ardósia, as bases de duche em resina unem-se ao caráter dos acabamentos irregulares, com propostas como Aquos, Terran ou Helios, que dão ênfase ao aspeto artesanal através dos acabamentos envelhecidos em claro e escuro.

As peças em cerâmica que imitam a madeira da coleção Bosco fazem lembrar as produções manuais, tal como as peças que imitam a argila e a pedra da linha Terre. Ainda como tributo ao artesanato, poderá combiná-las com a teia vegetal das versões Deko da coleção Terre, com a cerâmica hidráulica de Art ou Niza, bem como os mosaicos zellige com ladrilhos de cores de St Tropez.

Entre a naturalidade e as mais avançadas funcionalidades, com acabamentos de aspeto desgastado, mas sem deixar nada ao acaso, os espaços de banho rústicos renovam-se e passam do campo para a cidade, incentivando-nos a parar, a recuperar a tranquilidade, a encontrar equilíbrio e paz.