View

PROJETOS IDI

Projetos de investigação, desenvolvimento e inovação

O principal objetivo do projeto é estudar a viabilidade de uma nova tecnologia de fabrico baseada na otimização de barbotinas cerâmicas para louças sanitárias e respetiva conformação por gelificação. Entre outras vantagens, o vazamento assistido por gelificação de barbotinas permite uma elevada versatilidade geométrica e um alargamento da vida útil dos moldes, além de permitir a eliminação da fase de secagem que precede a reutilização.

Uma suposta industrialização também teria repercussões na redução ou recirculação de lamas ou na substituição dos aditivos que são utilizados atualmente no processo de conformação por substâncias mais baratas.

Através do presente projeto procedeu-se ao estudo e à otimização de fórmulas de barbotinas de modo a adequá-las ao processo de gelificação com o objetivo cientifico-tecnológico de ajustar a espessura de uma parede num molde de vazamento de uma parede isolada sem afetar o desempenho do produto e tentando até melhorá-lo.

Para isso, conta com a colaboração do Instituto de Cerámica y Vidrio del CSIC (ICV-CSIC).

Projeto desenvolvido pela Roca Sanitário S.A., em Espanha, com a colaboração e cofinanciado pelo Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER) através do programa operacional plurirregional de crescimento inteligente e pelo Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI), apoiado pelo Ministerio de Economía y Competitividad. IDI-20150376.

 

O principal objetivo do projeto consiste no desenvolvimento de novos esmaltes funcionais para louça sanitária por meio da cristalização induzida de nano e microcristais para processos de monocozimento.

Através do presente projeto procedeu-se à investigação de processos de cristalização induzida por meio da incorporação de agentes nucleantes e sementes de cristalização, bem como da combinação de diferentes camadas. A partir das novas composições foram desenvolvidos produtos funcionais baseados na cristalização controlada em esmaltes para louça sanitária.

Para isso, conta com a colaboração do Instituto de Cerámica y Vidrio del CSIC (ICV-CSIC).

Projeto desenvolvido pela Roca Sanitário S.A., em Espanha, com a colaboração e cofinanciado pelo Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER) através do programa operacional plurirregional de crescimento inteligente e pelo Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI), apoiado pelo Ministerio de Economía y Competitividad. IDI-20151048.

 

Novos conceitos de torneira

No seu caminho de busca de inovação e fiabilidade técnica, a Roca lidera um projeto de design que pretende marcar um antes e um depois na conceptualização de torneiras. O IDI-20150445 Monobloc é um sistema de monocomando compacto que flexibiliza o desenho de novos modelos, facilita o trabalho de instalação e manutenção do produto e melhora a experiência do utilizador.

Projeto desenvolvido pela Roca Sanitário S.A., em Espanha, com a colaboração e cofinanciado pelo Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER) através do programa operacional plurirregional de crescimento inteligente e pelo Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI), apoiado pelo Ministerio de Economía y Competitividad e faz parte do compromisso da Roca para a inovação técnica aplicada ao mundo da casa de banho. Um objetivo que norteou alguns dos grandes êxitos e lançamentos da empresa ao longos dos últimos 40 anos.

Com um desenho revolucionário e um tamanho reduzido, este novo cartucho monocomando visa tornar-se um produto padrão para aplicação numa ampla gama de modelos de torneiras Roca.

O desenvolvimento do cartucho cerâmico integrado Monobloc permitirá substituir as atuais canalizações em latão, dando lugar a uma peça mais compacta que multiplicará as possbilidades de conceptualização de torneiras com uma montagem e manutenção muito mais simples. Além disso, do ponto de vista do utilizador final, o Monobloc trará conforto e fiabilidade, proporcionando maior uma temperatura final da torneira mais constante e estável.

Para levar a cabo este projeto, o Laboratório de Inovação da Roca trabalha atualmente em três eixos fundamentais para o caráter diferenciador do Monoloc:

• Modificação de elementos: corpo e tampa do cartucho atual, componentes do sistema de estanquidade, discos cerâmicos, etc.
• Desenho e estudo das diferentes opções para a fixação dos tubos flexíveis de alimentação.
• Redução do tamanho do corpo do cartucho.