O principal objetivo do projeto é estudar a viabilidade de uma nova tecnologia de fabrico baseada na otimização de barbotinas cerâmicas para louças sanitárias e respetiva conformação por gelificação. Entre outras vantagens, o vazamento assistido por gelificação de barbotinas permite uma elevada versatilidade geométrica e um alargamento da vida útil dos moldes, além de permitir a eliminação da fase de secagem que precede a reutilização.

Uma suposta industrialização também teria repercussões na redução ou recirculação de lamas ou na substituição dos aditivos que são utilizados atualmente no processo de conformação por substâncias mais baratas.

Através do presente projeto procedeu-se ao estudo e à otimização de fórmulas de barbotinas de modo a adequá-las ao processo de gelificação com o objetivo cientifico-tecnológico de ajustar a espessura de uma parede num molde de vazamento de uma parede isolada sem afetar o desempenho do produto e tentando até melhorá-lo.

Para isso, conta com a colaboração do Instituto de Cerámica y Vidrio del CSIC (ICV-CSIC).

Projeto desenvolvido pela Roca Sanitário S.A., em Espanha, com a colaboração e cofinanciado pelo Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER) através do programa operacional plurirregional de crescimento inteligente e pelo Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI), apoiado pelo Ministerio de Economía y Competitividad. IDI-20150376.