Dificilmente se imaginaria que aquele primeiro parquet de madeira, que ornamentou o Palácio de Versalles no final do século XVII, seria ultrapassado em resistência e durabilidade sem perder a nobreza que o carateriza. O parquet cerâmico, que reinterpreta os veios naturais da madeira, chegou para vestir os mais diversos espaços, inovando com materiais como o porcelânico e apresentando motivos gráficos que chegam a inspirar-se na marchetaria artesanal. Com quatro versáteis coleções da Roca como pano de fundo, apresentamos-lhe cinco vantagens do pavimento cerâmico relativamente ao de madeira e convidamo-lo a evocar a natureza mais pura sem renunciar à elegância e dureza máximas.

 

Resistência e durabilidade

Para melhorar o rendimento da madeira natural, o pavimento cerâmico é reforçado com materiais como o porcelânico. Enquanto a madeira acusa os riscos e as manchas, os compostos cerâmicos são altamente resistentes ao uso e aos impactos, o que os torna uma opção ideal para pavimento exterior ou para zonas de muito trânsito. Uma vez que combate a radiação solar e a humidade, o pavimento porcelânico mantém intactos o aspeto e a cor originais. E, como não tem poros, não só absorve menos água como evita a acumulação de sujidade.

Fácil manutenção e limpeza

Além de imitar a madeira, o pavimento de cerâmica é capaz de a superar não só em design e resistência, mas também na facilidade de manutenção. O parquet cerâmico não precisa de ser encerado nem polido para se manter em perfeita condição; bastará usar água e os produtos de limpeza habituais para que brilhe como no primeiro dia. Os produtos mais abrasivos também permitem obter bons resultados, uma vez que não danificam os azulejos.

Inspirada na marcenaria do norte de Europa, a coleção Liceo oferece um formato mais largo do que é habitual que imita os veios naturais da madeira e os cambiantes do verniz. Encontra-se disponível em quatro cores: Ácer, Cinzento, Carvalho e Moka.

Sóbria e versátil, a coleção Borneo destaca-se pela segurança oferecida pelas peças antiderrapante Deck, que reproduzem um soalho em relevo ideal para zonas húmidas como as que envolvem as piscinas. Conta com cinco acabamentos: Cinzento, Freixo, Carvalho, Taupé e Sapelli.

A imitar a madeira pintada com aguarela, a coleção October joga com quatro acabamentos lisos — Abeto, Cinzento, Carvalho e Natural — e com as versões decoradas Chateau, que imitam os efeitos de marchetaria com a justaposição de faixas de diferentes alturas, padrões e tonalidades.

Com peças mais pequenas com um aspeto desgastado único, a coleção Flamant oferece quatro tons – Cinzento, Abeto, Carvalho e Ébano – lisa ou decorada, com até sete motivos gráficos diferentes que reproduzem flores ou figuras geométricas para obter as mais inspiradoras composições.