Lavatórios redondos sobre a bancada: protagonismo para as linhas curvas
O lavatório redondo é uma aposta intemporal e versátil para a casa de banho. Conheça as vantagens deste modelo e deixe que as curvas ganhem o protagonismo.
O lavatório redondo é uma aposta intemporal e versátil para a casa de banho. Conheça as vantagens deste modelo e deixe que as curvas ganhem o protagonismo.
Os lavatórios redondos são polivalentes, decorativos e práticos. Podem ser encastrados total ou parcialmente, mas ganham destaque quando surgem apoiados sobre um móvel para casa de banho ou uma bancada. A partir desta configuração, criam interesse visual e dinamismo numa das zonas mais importantes da casa de banho.
No momento de escolher a forma de um lavatório para a sua casa de banho, deve ter em conta vários fatores, entre os quais se incluem o espaço disponível, o estilo e as utilizações específicas.
Os lavatórios redondos sobre a bancada destacam-se pelo facto de serem polivalentes. Devido aos seus contornos sem ângulos, este tipo de lavatórios é mais apropriado para espaços pequenos, de escassos metros. As coleções Optica da Roca contam com modelos de 35 centímetros de diâmetro, os quais se adequam a este tipo de ambientes.
Independentemente do tamanho do lavatório, estas peças são, por si só, visualmente mais leves, e, por isso, uma solução ideal para casas de banho onde é preciso otimizar o espaço disponível.
Não desista mesmo que tenha um pilar, uma coluna ou um recanto. Se a sua casa de banho tem cantos difíceis de aproveitar, uma solução prática e com estilo é um lavatório redondo sobre uma prateleira de madeira suspensa, como a coleção Savana.
A imagem escultórica destes lavatórios transforma-os num poderoso instrumento de design. Não é por acaso que o arquiteto Ruy Ohtake escolheu a forma arredondada para criar a coleção de lavatórios sobre a bancada de inspiração orgânica que recebeu o seu nome.
As formas arredondadas destas peças tornam a limpeza mais fácil pois não existem ângulos. Os lavatórios redondos proporcionam uma sensação agradável ao toque, sobretudo quando são fabricados com materiais de alta qualidade. A Roca utiliza o material cerâmico Fineceramic® no fabrico de muitos dos seus lavatórios, o que permite criar lavatórios extrafinos e, ao mesmo tempo, muito resistentes. As superfícies suaves e uniformes garantem uma experiência cómoda e estética, e o lavatório redondo sobre a bancada da coleção Ona reflete-o na perfeição.
Depois de ter escolhido o seu lavatório, chegou o momento de pensar de que forma o pode combinar com os outros elementos da sua casa de banho com os quais se relaciona, ou seja, a torneira, os espelhos e os móveis.
As torneiras de formas simples funcionam melhor com os lavatórios redondos. Se estiverem instalados sobre a bancada ou sobre o móvel para casa de banho, é importante que sejam de cano alto. As misturadoras monocomando disponíveis em diversos acabamentos nas coleções Cala, Ona e Nu são ideais porque o cano ultrapassa o rebordo do lavatório e proporciona o espaço necessário para uma utilização mais confortável. A torneira de encastrar na parede é também muito recomendada para este tipo de lavatórios e, além disso, ocupa menos espaço. A coleção de lavatórios The Gap é a que inclui a maior variedade de peças redondas sobre a bancada e que permite, portanto, diferentes combinações com torneiras, de acordo com as caraterísticas da sua casa de banho.
Para completar uma casa de banho harmoniosa, combine o seu lavatório redondo com um espelho circular e, se tiver uma banheira autoportante, complete o conjunto com um de forma oval. Para criar contraste, apoie o seu lavatório redondo sobre um móvel alto e retangular. Pode também apostar num jogo de tons. Os lavatórios da coleção Inspira estão disponíveis em vários acabamentos mate e brilhantes, com cores que seguem as tendências como o bege, o café e o ónix.
O lavatório redondo é um dos preferidos em interiores contemporâneos. A sua forma inspirada na natureza adapta-se muito bem a todos os estilos. Se chegou o momento de renovar a sua casa de banho, não precisa de dar mais voltas: deixe-se levar pelo encanto das linhas curvas.