Select your country

A competição de design internacional jumpthegap® premeia cinco projetos inovadores que facilitam a melhor higiene e proteção contra o contágio

A Roca adapta o tema internacional da competição, focado em soluções para o espaço de banho do futuro, para dar valor ideias inovadoras sobre saneamento, higiene e bem-estar num ambiente profundamente afetado pela COVID-19. Todas as cinco ideias premiadas integram funcionalidade, design e viabilidade através de soluções especialmente focadas na redução do risco de contágio nos espaços públicos. jumpthegap® é uma competição de renome mundial na área do design. As edições realizadas até agora (8 edições standard e a última edição especial pandemia) reuniram 26.500 participantes de 150 países.

A competição de design internacional jumpthegap®, organizada pela Roca em colaboração com o BCD, Barcelona Design Centre, revelou os vencedores desta edição especial 2020, focada em novos produtos ou serviços relacionados com saneamento, higiene e bem-estar num ambiente profundamente afetado pela COVID-19.


A começar na primeira edição em 2004 e ao longo de oito edições, jumpthegap® apoiou o trabalho de jovens designers e arquitetos através do reconhecimento de projetos inovadores no âmbito do espaço de banho. Hoje, perante a situação causada pela expansão do coronavírus, a competição ampliou o seu foco para incluir ideias que permitam condições perfeitas de higiene pessoal em qualquer tipo de ambiente e, portanto, contribuam para impedir a propagação do coronavírus e vincar a importância de manter a boa higiene pessoal sob quaisquer circunstâncias.

Os cinco projetos selecionados nesta edição especial do jumpthegap® são:

“Bubble Bump” (Alina Pshenichnikova, Russia): um dispositivo que liberta automaticamente desinfetante líquido em forma de bolhas de sabão para garantir que as crianças mantenham as mãos limpas e livres de qualquer risco de contágio.

- “E-Tapis” (Hao Wang and Hanyuan Hu, China): limpador de sola de sapato inteligente que utiliza desinfetante líquido e luz UV.

“Lux” (Juan Restrepo, Netherlands): sistema de desinfeção inteligente para espaços de banho públicos através de luz UV.

- “OM” (Rafael Vinader, Spain): totem sanitário com dispensador automático de gel desinfetante hidroalcoólico com termómetro infravermelho.

UVClean (Lidia Grifts, Italy and Ekaterina Epifanova, Russia): torneira equipada com uma cabine de luz UV para desinfetar objetos como telemóveis, enquanto o utilizador lava as mãos.

O júri do concurso, formado por profissionais de renome das áreas de arquitetura e design, destacou o esforço de todos os participantes para integrar funcionalidade e design, com projetos viáveis (não conceptuais), destinados principalmente a espaços públicos. A qualidade dos projetos enviados tem ainda mais valor se considerarmos a redução do tempo de envio para apenas 15 dias. 297 projetos de 1,567 participantes de 94 países foram submetidos este ano.  

O júri da edição especial jumpthegap® foi constituído por Carl Hensman, chefe do programa a Água, Saneamento e Higiene de Bill & Melinda Gates Foundation (E.U.A.); Deborah Seward, diretora para a Europa do Centro de Informação das Nações Unidas (Bélgica); Luciano Kruk, fundador da Luciano Kruk Arquitetos (Argentina); Odile Hainaut e Claire Pijoulat, cofundadores do WantedDesign (E.U.A.); Isabel Roig, Diretora executiva do BCD – Barcelona Design Center (Espanha); Xavier Torras, Roca Communication e Brand Manager (Espanha); Jordi Corral, Roca Global Innovation Project Manager (Espanha); e Ernest Hernandez, Roca Design Manager (Espanha).

Em todas as edições realizadas até ao momento (oito standard e uma especial COVID19), jumpthegap® teve mais de 26,000 participantes de 150 países e consolidou-se como uma plataforma onde estudantes e profissionais internacionais de design e arquitetura podem mostrar o seu talento, contribuindo com soluções inovadoras.

PROJETOS VENCEDORES

“Bubble Bump”, por Alina Pshenichnikova (Moscovo, Russia)
Um dispositivo que liberta automaticamente desinfetante líquido em forma de bolhas de sabão para assegurar que as crianças mantêm as mãos limpas e livres do risco de contágio. A sua conceção e funcionamento tornam a lavagem das mãos em algo divertido para um segmento específico da população (entre 1 a 6 anos de idade), menos habituados à higiene regular, mas com grande poder de transmissão da COVID-19. Concebido para jardins de infância e áreas infantis (centros comerciais, hospitais, etc.), tem também um sensor infravermelho para medir a temperatura corporal.
O júri valorizou que "não força um determinado comportamento, mas canaliza-o através de jogos e diversão", e responde "à prioridade de encontrar uma solução eficiente em ambientes escolares".

“E-Tapis”, por Hao Wang and Hanyuan Hu (Nanning, China)
Produto de limpeza inteligente para solas de sapato a ser utilizado em espaços que requerem proteção especial (hospitais, escritórios, escolas, etc.), tendo em conta que o vírus pode sobreviver até cinco dias no calçado. O utilizador fica de pé no espaço indicado, enquanto escovas com bicos são levantadas e pulverizam líquido desinfetante que limpa a sola do sapato. O dispositivo inclui também um sistema de desinfeção e limpeza com luz UV para as escovas.
O júri destaca a facilidade de utilização e a sua viabilidade técnica, bem como "a conceção do dispositivo e a sua opção de instalação tanto em espaços particulares como públicos".

“Lux”, por Juan Restrepo (Eindhoven, Holanda)
Sistema de desinfecção inteligente que utiliza a luz UV para reduzir germes e agentes patogénicos que se podem propagar nos espaços de banho públicos. Tem sensores para controlar o movimento dos utilizadores: ao detetar que a instalação está vazia, diferentes luzes UV localizadas no teto ativam-se automaticamente, com uma capacidade de destruição patogénica de 99%. O membro do júri Odile Hainaut considera que "é uma boa resposta para garantir a segurança e higiene adequadas nas instalações de uso público".

“OM”, por Rafael Vinader (Valencia, Espanha)
Totem sanitário que inclui um doseador automático de gel desinfetante hidroalcoólico e um sistema de infravermelho para medir a temperatura corporal a partir do pulso dos utilizadores. Apresenta um ecrã LED que mostra a temperatura e é especialmente indicado para a entrada de espaços públicos com bastante movimento.
Jordi Corral assinala que "combina dois elementos (higiene e controlo de temperatura) que vemos sempre separadamente e com muito más soluções de design".
     
“UVClean”, por Lidia Grifts (Milão, Italia) e Ekaterina Epifanova (Moscovo, Russia)
Torneira equipada com uma cabine de luz UV para desinfetar objetos, como telemóveis enquanto o utilizador lava as mãos. O projeto foca-se nos objetos que podem espalhar o coronavírus; especificamente, nos telemóveis, definidos como “a terceira mão que nunca lavamos.” O dispositivo é constituído por uma torneira, um dispensador de sabão e um secador, que são ativados através do sistema sem toque, assim como uma pequena cabine para colocar itens pessoais. Enquanto o utilizador lava as mãos, os objetos são desinfetados através do sistema de luz UV, podendo ser recolhidos posteriormente com as mãos limpas e sem contacto com superfícies de risco.
O júri valorizou especialmente "a integração da higiene pessoal com a desinfeção dos objetos de uso diário, utilizando tecnologias já disponíveis no mercado e num dispositivo com uma interface muito fácil de utilizar".

Todos os projetos selecionados foram premiados com o valor de 1,000 €.